O Ministério dos Transportes deu um importante passo para a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II). A empresa pública federal Infra S.A emitiu uma ordem de serviço, com um investimento de R$ 365,2 milhões, para finalizar o trecho que liga as cidades baianas de Caetité a Barreiras.
Com previsão de conclusão em 26 meses, os trabalhos envolvem a elaboração de projetos executivos e a realização de serviços remanescentes, incluindo a construção dos últimos 140 quilômetros da Fiol II e a instalação de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A Tec Engenharia será a responsável pela execução das obras.
Ao todo, a Fiol terá aproximadamente 1527 km de extensão, conectando o futuro Porto Sul em Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins, onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia promete trazer desenvolvimento socioeconômico às regiões por onde passa, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral, reduzindo custos de transporte e emissões de poluentes, além de gerar investimentos e renda.
De acordo com Marcus Cavalcanti, secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, a Fiol II faz parte do sistema Ferrovia Centro Oeste – Ferrovia Oeste Leste (Fico – Fiol), que pretende se conectar a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, formando um embrião da futura ferrovia transoceânica, essencial para o comércio do Brasil e América do Sul com a Ásia.