Em uma operação conjunta realizada na última quinta-feira (27) pela Polícia Federal e a CIPE-CAATINGA/PMBA, foram erradicados aproximadamente 61 mil pés de maconha no município de Andorinha. A operação, denominada Terra Livre, identificou os plantios em uma área de cerca de 7.100m², fruto de levantamentos prévios realizados pelas forças policiais.
Além da destruição das plantações, a operação resultou na prisão em flagrante de um indivíduo encontrado com uma pequena quantidade de maconha pronta para consumo, além de três armas de fogo e munições. O suspeito responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, crimes que, somados, podem levar a uma pena de até 29 anos de prisão.
A operação faz parte de um esforço contínuo das autoridades para monitorar o ciclo produtivo da cannabis e realizar ações perto dos períodos de colheita, com o objetivo de impedir a produção e distribuição da droga. A persistência dessas ações tem diminuído significativamente a oferta de maconha no mercado consumidor, contribuindo para a redução da criminalidade associada ao tráfico de drogas na região Nordeste do Brasil.
Com essas operações sucessivas, a Polícia Federal e a Polícia Militar da Bahia têm conseguido impactar diretamente os pontos de venda de drogas, evitando o aumento de crimes violentos como roubos, furtos, homicídios e disputas por territórios de tráfico.