A empresa Internacional Travessias, responsável pela gestão e operação do sistema de ferry-boat em Salvador, enfrentou uma multa de R$ 300 mil imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A penalidade se deve a diversas irregularidades identificadas nas embarcações Ivete Sangalo e Dorival Caymmi.
De acordo com as inspeções realizadas pela Anvisa, foram detectadas falhas graves no processo de limpeza, coleta de lixo e no controle de vetores em ambas as embarcações. Além disso, os sanitários e os armários de guarda-coletes da embarcação Ivete Sangalo apresentavam condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.
Nova embarcação no sistema
Diante das irregularidades encontradas, a Internacional Travessias foi notificada e ainda pode recorrer da decisão. No entanto, como medida imediata, uma nova embarcação deverá ser incorporada ao sistema de ferry-boat, visando garantir a qualidade do serviço prestado aos usuários.
A Secretaria de Infraestrutura de Salvador já definiu a contratação da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgeprom) para realizar uma consulta técnica especializada. Essa contratação faz parte da “pré-qualificação internacional” anunciada pela Seinfra, com o objetivo de avaliar e aprimorar a operação do sistema.