Durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, a deputada Carla Zambelli (PL) referiu-se à colega parlamentar Benedita da Silva (PT) como “Chica da Silva”. O comentário foi feito enquanto Zambelli lamentava a ausência de poder de fala na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em Maceió.
Zambelli mencionou: “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”.
A expressão utilizada gerou forte reação do Partido dos Trabalhadores (PT), que classificou a fala como racista. Benedita da Silva, coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, comentou sobre a importância do evento em seu discurso durante a reunião, destacando a necessidade de fortalecer os direitos das mulheres parlamentares.
Mais tarde, em suas redes sociais, Benedita compartilhou uma publicação do PT condenando a declaração de Zambelli. “Nossa solidariedade e apoio à nossa grande referência e exemplo de luta @dasilvabenedita, que foi chamada de ‘Chica da Silva’ pela deputada bolsonarista Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão”, afirmava a postagem.
A Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em Maceió congrega representantes de países do G20 e outras nações convidadas, fomentando a troca de experiências e a criação de estratégias para a proteção dos direitos das mulheres.