A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, nesta quarta-feira (03), um vídeo em que reconhece um erro de arbitragem na partida entre Brasil e Colômbia pela última rodada da fase de grupos da Copa América 2024. O incidente ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo, quando Vini Jr foi derrubado na área pelo defensor colombiano. Segundo a entidade, o árbitro de campo não detectou a falta e o VAR (árbitro assistente de vídeo) também não corrigiu a decisão após revisão.
No vídeo, a Conmebol explica: “No minuto 42, durante uma disputa dentro da área, um defensor não toca a bola e, em consequência da disputa, há um contato imprudente. O árbitro não observa a ação e deixa o jogo continuar. O VAR, em sua checagem, analisa por diferentes ângulos e velocidades, mas não identifica que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão inicial do árbitro”.
A revisão da jogada pelo VAR levou quase dois minutos. O oficial do VAR afirmou que o defensor colombiano Muñoz “beliscou a bola” e recomendou ao árbitro Jesús Valenzuela que retomasse a partida sem marcar o pênalti.
Além disso, Vini Jr, durante o empate de 1 a 1 contra a Colômbia, acertou uma braçada em James Rodríguez, resultando em um cartão amarelo. Com isso, o atacante brasileiro está suspenso para as quartas de final.