A Bahia se destacou no Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil, realizado recentemente em Minas Gerais. O estado conquistou dois troféus de Bronze, marcando presença no maior concurso de queijos das Américas.
O Brasil, embora nunca tenha ganho o prêmio principal, o Super Ouro, continua sendo o país mais premiado nas demais categorias, com um total de 100 troféus nesta edição: 32 de Ouro, 32 de Prata e 36 de Bronze. “Parabéns a todos e nossa torcida para que no ano que vem tenhamos um queijo da Bahia como Super Ouro, premiação que neste ano foi para a Argentina”, disse Maricell Hussein, organizadora do evento.
A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards deste ano limitou o número de inscrições a 1.100 queijos, visando melhores condições de armazenamento e julgamento. Apesar da redução, o evento contou com a participação de quase 15 países e queijos de praticamente todos os estados brasileiros. “Foi muito interessante perceber que 14 estados brasileiros receberam algum tipo de premiação e sete conquistaram Ouro. Isso demonstra o quanto o queijo brasileiro cresceu em qualidade e é competitivo e muito saboroso”, destacou Maricell.
Com curadoria da EPAMIG – Instituto de Laticínios Cândido Tostes, o concurso segue regras internacionais rigorosas e utiliza um sistema único que integra todas as atividades, desde a inscrição das amostras até a emissão dos certificados.
Pelo segundo ano consecutivo, a Argentina levou o principal prêmio da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards com o Queijo 4 Esquinas da Quesería Ventimiglia, produzido por Mauricio Couly. “É um queijo que tem 26 quilos, feito com 250 litros de leite. Ele tem uma maturação especial, assim como na França e na Suíça, e leva o nome de sua terra natal na Argentina,” explicou o produtor.
A ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards segue sendo um evento de destaque nas Américas, atraindo a atenção de especialistas e da imprensa internacional. Realizado entre 27 e 30 de junho, o evento impacta áreas como turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.