O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, espera que dentro de 40 dias haja uma decisão sobre o ajuste no contrato com o consórcio chinês responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica. O objetivo é acelerar os trabalhos de sondagem e iniciar as obras.
Durante a cerimônia de lançamento do plano Safra Bahia, Rodrigues mencionou que as alterações solicitadas pelos chineses são decorrentes da pandemia e que ele considera justas essas correções. “Tem um contrato assinado. Eles estão pedindo correções por conta da pandemia e é justo o que eles pedem. Só queremos saber que valor é, que tamanho é”, afirmou o governador.
Ele também destacou a influência do presidente Lula nas negociações, mencionando a recente visita dos ministros Rui Costa e Geraldo Alckmin à China, que resultou em uma reunião com o staff do governo de Xi Jinping. “A ida do ministro Rui, do ministro Geraldo Alckmin, à China, gerou uma reunião com o staff do governo Xi Jinping. Isso fez com que nós tivéssemos a presença das empresas com mais calor aqui. Já tem balsas maiores começando a fazer sondagem de média a alta profundidade”, acrescentou Jerônimo.
Rodrigues lembrou ainda que o Brasil será sede do encontro do G-20 em novembro e que o presidente Lula já esteve na China duas vezes solicitando empenho para a construção da ponte. Ele destacou a importância de mostrar progresso na obra durante a visita de Xi Jinping ao Brasil. “O Xi Jinping vai estar aqui, vai ficar ruim se ele vier a Salvador e não ver nada da ponte”, concluiu o governador.