A peça teatral “O Bicho de Duas Patas”, cujo objetivo é promover a conscientização sobre a preservação da natureza, terá uma série de apresentações gratuitas em Salvador ao longo de julho. Com um elenco de sete atores, o espetáculo busca sensibilizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
As primeiras sessões acontecerão nos dias 6 e 7 de julho, sábado e domingo, às 16h, no Espaço Xisto Bahia. A peça é encenada para despertar o afeto e o entendimento da vitalidade da mãe-terra. As apresentações serão gratuitas.
No dia 17 de julho, o espetáculo será exibido no Espaço Cultural Alagados em uma única apresentação. No dia 25 de julho, haverá duas sessões no Instituto Oya, seguidas de um bate-papo com as crianças atendidas pelo instituto, localizado no bairro Pirajá.
O projeto seguirá em cartaz até o final de julho, visitando diversos teatros e organizações sociais. A peça é baseada no texto homônimo “O Bicho de Duas Patas” da autora Silvânia Cerqueira, que também é a produtora do espetáculo. Junto com o diretor Alan Aljó, Cerqueira busca despertar a consciência do público sobre os impactos ambientais causados pelos seres humanos.
“O Bicho de Duas Patas” utiliza uma instalação teatral com texturas sonoras para narrar, através das histórias Afropindorâmicas, a criação do mundo e os danos que a humanidade tem causado ao planeta. O espetáculo visa promover a conscientização sobre a necessidade de cuidar do ser humano (muntu) e da força vital da natureza.
O projeto foi contemplado pelos Editais Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.