O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), oficializou seu apoio à reeleição da prefeita de Araci, Keinha Jesus (PDT), durante uma visita à cidade na última quinta-feira, 5 de outubro. A decisão do governador confirma a estratégia de isolamento do deputado federal Ricardo Maia (MDB) e seu irmão, Zelito Maia, que se coloca como pré-candidato no município.
Em discurso, o ex-prefeito e suplente da Assembleia Legislativa da Bahia, Silva Neto (PDT), destacou a unicidade do apoio governamental. “O governador foi claro ao afirmar que em Araci não há divisão de grupos dentro da base governista. Ele estará em nosso palanque, no palanque de Keinha. Nosso grupo está à frente da administração de Araci há quase 16 anos, sempre em parceria com o PT e com o governo da Bahia”, afirmou Silva Neto.
O movimento do PT de se distanciar de Ricardo Maia, que tem perdido influência e aliados no Nordeste, segue uma tendência clara. Maia, ex-prefeito de Ribeira do Pombal e eleito deputado federal em 2022, enfrenta desafios políticos em seus redutos eleitorais. Em Ribeira do Pombal, o aliado de Maia, Erikson Santos, é pré-candidato à reeleição; enquanto em Tucano, onde seu filho, Ricardo Filho, é prefeito, Maia está em oposição ao grupo de Jerônimo Rodrigues.
Ricardo Maia, que chegou a ser visto como um “novo coronel” na política baiana, vê sua influência ser contestada com o afastamento do grupo governista. O cenário político em Araci, portanto, se desenha com o fortalecimento da candidatura de Keinha Jesus, apoiada diretamente pelo governador Jerônimo Rodrigues.