Em um evento realizado em São Paulo na última sexta-feira, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às comparações feitas entre ele e o presidente norte-americano Joe Biden, especialmente no que tange à idade e sanidade mental. Aos 77 anos, Lula garantiu estar com saúde e disposição para enfrentar os desafios de seu mandato.
“Primeiro, todos que acham que estou cansado, eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato”, afirmou Lula, desafiando seus críticos. “Se ele aguentar levantar às 5 da manhã e dormir meia-noite, ele pode dizer que estou cansado”, completou o presidente.
Lula ainda fez duras críticas a quem o julga enquanto está confortavelmente sentado. “Quem está sentado com a bunda na cadeira escrevendo, quero ver se tem coragem de levantar e andar”, disse ele.
Para reforçar seu ponto, o presidente mencionou sua esposa, Janja, como testemunha de sua vitalidade. “Quando digo que tenho energia de 30 [anos] e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa”, declarou. “Não adianta tentar atrapalhar a minha vida. Quem acha que o Lulinha está cansado, pergunta pra Janja. Ela é testemunha ocular.”
Ao final de sua fala, Lula deixou claro que está preparado para continuar seu trabalho e que qualquer questionamento sobre sua disposição pode ser respondido por aqueles mais próximos a ele, como sua esposa Janja.