A Prefeitura de Salvador entregou na noite da última quinta-feira, 4, a primeira fase das obras de requalificação urbana do bairro Engenho Velho de Brotas. Com um investimento de R$6,1 milhões, essa etapa inicial incluiu a execução de serviços de drenagem, a implantação de um parque infantil, a instalação de piso intertravado e meio-fio de granito, além da construção de novas praças, academia ao ar livre e brinquedos infantis. Um palco para apresentações também foi criado.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou os benefícios das intervenções para a qualidade de vida dos moradores e a transformação que está sendo promovida em Salvador. “O mais importante aqui nessa noite, que é a mensagem principal, é essa transformação que está ocorrendo em Salvador, na nova Salvador que nós estamos construindo”, comentou.
O prefeito sublinhou que bairros populares estão recebendo investimentos significativos. “Se a gente olhar pra trás, a gente vai ver que esta realidade de meio-fio em granito, de piso intertravado, de passeio com concreto lavado, de banco de mármore, isso não fazia parte dos bairros de classe média, classe média baixa, dos bairros mais carentes da nossa cidade. Essa era uma realidade dos bairros dos ricos, dos bairros nobres dessa cidade. Agora, é uma realidade também dos bairros mais carentes, é uma realidade aqui no Engenho Velho de Brotas”, destacou.
A primeira fase das obras abrangeu cinco ruas que receberam piso intertravado: Padre Luiz Figueira, Manoel Faustino, Monte Belém de Baixo, Antônio Teixeira de Carvalho e Joana Soalheiro, totalizando quase 4 mil metros quadrados. Além disso, foram instalados mais de 2 mil metros de meio-fio em granito e mais de 2,2 mil metros quadrados de passeio lavado.
Quatro novas praças foram criadas: Capelinha, dos Artistas, da Academia e Seu Canuto. Todas essas praças estão equipadas com aparelhos de lazer e esporte, com destaque para a Praça dos Artistas, que possui um palco para apresentações culturais. A prefeitura também realizou obras de drenagem na região.
Edimar Paim, morador do bairro há 50 anos, celebrou as mudanças. “Houve uma transformação esplendorosa no bairro. Porque o bairro é antigo e está vindo aqui um momento de requalificação e modernidade. Não havia passeio para os pedestres, o espaço era ocupado pelos veículos e pelos comerciantes. Hoje nós temos passeio para as crianças, idosos, para mim está maravilhoso”, afirmou o aposentado de 67 anos.