O lounge do Artesanato da Bahia, encerrado na última terça-feira, dia 2, durante o São João da Bahia, superou as expectativas de visitação em seu segundo ano consecutivo. O evento, realizado em três ciclos no Parque de Exposições, destacou-se por promover as marcas de produtos artesanais criados por artesãs e artesãos baianos.
Durante os 12 dias de evento, as metas de vendas foram alcançadas, impulsionadas pelo consumo tanto de residentes quanto de turistas. Entre os itens mais procurados estavam souvenirs de decoração e utilitários, especialmente populares entre os turistas que buscavam levar uma lembrança da Bahia. Acessórios como brincos, colares, bolsas e pulseiras também tiveram grande saída, sendo adquiridos para uso imediato.
“Estou amando tudo. Adoro artesanato e estes da Bahia são lindos. É a minha primeira vez aqui em Salvador e, mesmo numa festa, parei para comprar três quadros para levar de lembrança”, contou a paulista Dayane.
Nos bastidores, a presença do lounge foi bem recebida por artistas e influenciadores, que elogiaram as peças artesanais e os copos feitos de cerâmica e madeira que ganharam como presente. “É o Artesanato da Bahia presente também no São João. Aqui, firmamos a imagem importante desta marca baiana, da formação cultural do nosso estado”, afirmou Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes.
Já Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato, expressou sua gratidão: “Quero agradecer às diversas personalidades, artistas, influenciadores e ao público em geral que acolheram o Artesanato da Bahia. Várias personalidades nos prestigiaram, receberam os presentes e disseram sim a essa bela jornada ancestral de homens e mulheres. Espero que todos continuem prestigiando a nossa cultura popular”.