A noite do último sábado (6) foi marcada por um evento memorável para os entusiastas do boxe no Brasil. Robson Conceição, natural da Bahia e conhecido como ‘O Brabo’, sagrou-se campeão mundial na categoria super-pena (até 58,97 kg) pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC).
Em uma disputa intensa e equilibrada, Robson venceu o americano O’Shaquie Foster por decisão dividida dos juízes (116-112, 112-116 e 115-113) após 12 rounds eletrizantes. Esta vitória representa a realização de um sonho antigo, após três tentativas frustradas de conquistar o título mundial.
Com o cinturão nas mãos, ainda no ringue, Conceição dedicou a vitória à sua filha mais nova, Ester, cumprindo uma promessa feita a ela. “Quando eu prometo, eu cumpro. Ester, meu amor, é todo seu. Eu prometi, papai cumpriu”, declarou, visivelmente emocionado.
Uma trajetória de superação
A jornada de Robson até o título mundial foi marcada por desafios e persistência. Em setembro de 2021, ele foi derrotado por pontos por Oscar Valdez em uma luta polêmica. No ano seguinte, enfrentou Shakur Stevenson e novamente não conseguiu a vitória. Em novembro de 2023, empatou com Emanuel Navarrete, adiando mais uma vez seu sonho.
Com esta conquista, Robson Conceição eleva seu cartel para 19 vitórias, 2 derrotas e 1 empate em sua carreira profissional.