O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, se pronunciou neste domingo em resposta às críticas que tem recebido após a eliminação para o Uruguai nas quartas de final da Copa América. Dorival foi amplamente criticado por não ter participado da reunião com os jogadores antes da cobrança de pênaltis, fato que gerou repercussão negativa nas redes sociais.
Em sua defesa, Dorival explicou que essa é uma prática comum em sua carreira e que prefere deixar o momento das penalidades para os jogadores e seu auxiliar-técnico, Lucas Silvestre, que conduziu a reunião. “Achei um absurdo tudo o que fizeram. Em momento algum me questionaram de maneira mais direta. Então, eu preciso ter uma prancheta na mão com os nomes para passar um sentido de organização em cima de um grupo?”, desabafou o treinador.
O técnico ainda criticou a interpretação das imagens sem que houvesse uma consulta direta a ele. “Interpretarem uma foto sem que se questione o profissional a respeito. Me desculpe, foi uma leviandade completa. Aqueles que emitiram opinião deveriam pensar muito para falar de um profissional. Se não existe um respeito neste sentido, que me vejam como pai de família, profissional acima de tudo, que respeita tudo e todos. Lamento a situação, fico chateado, mas é uma situação passageira”, lamentou.
Além disso, Dorival mencionou que o trabalho já é realizado antes das partidas e que o momento dos pênaltis é um espaço para os jogadores manterem a calma e a tranquilidade. A comissão técnica da Seleção ainda está em Las Vegas e retornará ao Brasil na terça-feira, enquanto os jogadores já foram liberados no sábado à noite. O próximo compromisso da Seleção Brasileira será nos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Equador e Paraguai, em setembro.