A professora e pesquisadora surda Tica Raposo promoverá, neste sábado, dia 13, uma oficina gratuita de teatro acessível em Brotas. O evento tem como objetivo compartilhar estratégias inclusivas para o ensino das artes cênicas, com foco em tornar as aulas de teatro mais acessíveis para todos.
A oficina, que será realizada na Instituição Joanna de Ângelis – Casa de Betânia, contará com duas turmas: a primeira das 9h às 11h e a segunda das 14h às 16h30. São oferecidas 50 vagas, distribuídas entre as duas sessões. Tica Raposo utilizará métodos presentes em seu livro “2 altos, a pró não ouviu! Reflexões e estratégias para aulas de teatro acessíveis” durante a instrução.
O evento é voltado especialmente para professores da rede pública de Salvador, mas está aberto a todos os interessados. A principal meta é capacitar educadores para implementar estratégias de ensino inclusivas em suas aulas, promovendo a ludicidade e o aprendizado acessível para todos os alunos.
O projeto cultural foi selecionado pelo edital Retomada Teatro da Funarte, alcançando nota máxima na região Nordeste e figurando entre os oito melhores do país. Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e sensibilizar-se poeticamente sobre a importância do ensino inclusivo.
Além da oficina, o projeto prevê a distribuição gratuita de 100 exemplares do livro de Tica Raposo para escolas da rede pública da Bahia. As instituições interessadas devem preencher um formulário com os dados da escola para solicitar a doação, com prioridade dada àquelas que oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou aulas de teatro, dança, música e artes visuais.
Tica Raposo possui uma sólida formação acadêmica e profissional, sendo mestre em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional PROFARTES da Universidade Federal da Bahia e graduada em Artes Cênicas pela mesma instituição. Atualmente, atua como educadora na rede municipal de Salvador, com experiência em educação inclusiva, surdez, jogos e comunicação não verbal.
A oficina representa uma oportunidade ímpar para os educadores se instrumentalizarem com práticas inclusivas, estendendo esses conhecimentos para diversas disciplinas além do teatro, contribuindo para uma educação mais acessível e integrada.