Com o fim de seu mandato se aproximando, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), popularmente conhecido como Marão, está se preparando para uma intensa campanha a fim de assegurar a eleição de seu aliado Bento Lima (PSD) como seu sucessor. Informações obtidas indicam que Marão considera a situação atual desafiadora e está disposto a se empenhar pessoalmente nas ruas para reverter o panorama desfavorável apontado em pesquisas internas.
Aliados do prefeito reconhecem que a passagem de Bento Lima pela Secretaria de Gestão, onde adotou um perfil rigoroso e controlador em relação às finanças, gerou resistência entre alguns membros da base aliada. Apesar disso, Marão acredita na possibilidade de mobilizar apoio suficiente para consolidar a candidatura de Lima.
Uma das dificuldades enfrentadas pela campanha de Bento Lima tem sido a definição de um nome para o posto de vice na chapa. As primeiras opções declinaram a proposta, condicionando a aliança à mudança de Bento para a posição de vice. Além disso, o candidato não deve contar com o suporte integral do governo estadual, que tende a apoiar Adélia Pinheiro, a escolha do PT para a prefeitura de Ilhéus.
O cenário político na cidade promete ser acirrado, com Marão determinado a usar todas as suas ferramentas políticas para garantir a continuidade de seu grupo no poder municipal.