O Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) aprovou um financiamento de US$ 125 milhões, aproximadamente R$ 677 milhões, para a construção de um teleférico em Salvador. O projeto, que ligará o Subúrbio Ferroviário ao bairro de Pirajá, faz parte do Programa de Inclusão Social e Territorial do município.
O montante será utilizado para financiar um novo sistema de mobilidade urbana na capital baiana, beneficiando cerca de 900 mil pessoas, entre moradores e turistas. Sergio Díaz-Granados, presidente-executivo do CAF, destacou a importância de colaborar com o desenvolvimento de Salvador, uma das principais capitais da América Latina e Caribe, ressaltando que o projeto irá melhorar a qualidade de vida da população com melhores empregos e renda.
Anunciado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) no início de fevereiro, o teleférico é uma promessa importante da administração municipal e deverá conectar a comunidade de Mané Dendê ao sistema de metrô de Pirajá. A previsão é que a execução do projeto gere aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos.
A construção do teleférico ainda não foi iniciada, mas a gestão municipal estima concluir o projeto até agosto, conforme informado por Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).