O futebol do sul da Bahia está ganhando destaque. Três dos quatro melhores times da Série B do Campeonato Baiano são da região: Colo-Colo, de Ilhéus, Grapiúna, de Itabuna, e Porto, de Porto Seguro. O confronto entre Grapiúna e Colo-Colo determinará qual equipe estará na elite do futebol baiano em 2025, ao lado do Barcelona de Ilhéus, que já representa a região.
Além disso, o Porto pode se tornar a terceira equipe do sul da Bahia na primeira divisão na próxima temporada. O time, que ainda não completou um ano de fundação, enfrentará o tradicional Fluminense de Feira na outra semifinal. O Fluminense teve a melhor campanha da primeira fase.
Enquanto isso, o Itabuna, que foi rebaixado para a Série B após dois anos de sucesso, fechou uma parceria com o Vitória para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e está tendo um bom desempenho.
Fatores de Crescimento
De acordo com Paulino Gomes, gestor de futebol do Grapiúna, um dos fatores que impulsionaram o crescimento do futebol na região foi a concorrência entre os times locais. “O que alavancou mesmo o futebol aqui, além da paixão das pessoas, foi a concorrência”, afirmou Paulino. Apesar da boa relação entre Grapiúna e Colo-Colo, apenas um dos clubes conseguirá o acesso.
Leonardo Cordier, gestor de futebol do Colo-Colo, destacou que os profissionais da região têm se especializado cada vez mais. Ele mencionou o sucesso de conterrâneos como Jonh Suque e Maico Franco, que agora estão no Bahia, e Ronaille, que teve boas campanhas em clubes como Grapiúna e Atlético de Alagoinhas.
Calendário das Semifinais
Confira as datas das semifinais da Série B do Campeonato Baiano:
- 20/07 às 18h – Colo-Colo x Grapiúna (Mário Pessoa, em Ilhéus)
- 21/07 às 15h – Porto x Fluminense de Feira (Agnaldo Bento, em Porto Seguro)
- 27/07 às 15h – Grapiúna x Colo-Colo (Jóia da Princesa, em Feira de Santana)
- 28/07 às 15h – Fluminense de Feira x Porto (Jóia da Princesa, em Feira de Santana)
O cenário do futebol no sul da Bahia promete ainda mais desenvolvimento e competições acirradas nos próximos anos, refletindo o crescente interesse e profissionalização dos clubes e profissionais da região.