O presidente estadual do PT, Éden Valadares, declarou nesta quinta-feira, 18, que o engajamento do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na escolha de candidaturas de sua base política para as eleições municipais deve resultar positivamente para o governo estadual em outubro. De acordo com Éden, “Jerônimo sairá ainda maior das eleições municipais”.
Valadares fez uma comparação entre Jerônimo e os ex-governadores Rui Costa (PT), atualmente ministro da Casa Civil, e Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado Federal. “Acredito que Jerônimo fará mais do que Rui e Wagner fizeram. Wagner venceu tendo apenas 30 prefeitos, se reelegeu e nós fizemos muitos prefeitos. Com Rui, foi mais difícil devido aos governos Temer e Bolsonaro, mas Jerônimo deve recuperar o que perdemos com Rui e ampliar o que conseguimos com Wagner”, afirmou.
Expectativas para 2024
O dirigente estadual do PT revelou que o partido pretende indicar o sucessor de Moema Gramacho em Lauro de Freitas, retomar o controle de cidades como Vitória da Conquista, Camaçari e Juazeiro, além de conquistar Feira de Santana pela primeira vez. Esses municípios são considerados prioridades pelo partido.
“Vamos trazer gestões aliadas aos governos estadual e federal para essas cidades, fazendo com que seus moradores voltem a se orgulhar de seus municípios”, disse Éden. Ele destacou que os anos de 2016 e 2020 foram difíceis para a esquerda em geral, devido ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e à prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve seus processos anulados e atualmente é presidente da República.
Éden demonstrou otimismo para as próximas eleições: “2024 será muito melhor. Nossa expectativa é mais do que dobrar o número de prefeitos do PT”. Ele também enfatizou a boa relação do partido com os governadores do PT, dizendo que com Jerônimo, a relação é de total simbiose. “Ele é um amigo, uma pessoa por quem temos grande consideração e falamos diariamente. Tenho certeza de que na gestão e na política, os resultados serão ainda melhores”, concluiu.