O governo da Bahia anunciou uma série de iniciativas para apoiar os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. A secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou a importância de mobilizar cerca de 120 mil alunos para a realização da prova, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.
As ações incluem a oferta de transporte gratuito para facilitar o deslocamento dos candidatos, tanto na capital quanto no interior do estado. Assim como no ano anterior, o governo garantirá o funcionamento gratuito do metrô em Salvador no dia do exame, além de disponibilizar postos de recepção e distribuição de kits com materiais e lanches aos estudantes.
Rowenna Brito também destacou a realização de aulões itinerantes em diferentes bairros, com alta participação dos alunos, como parte da iniciativa “Tô com Você no Enem”. A secretária enfatizou a importância de garantir que os estudantes se sintam acolhidos e motivados para a prova, reafirmando que as universidades são espaços abertos para eles.
Além das ações voltadas para o ENEM, os alunos do ensino médio participarão de visitas à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a outros centros de ensino, através de feiras profissionais, para incentivar sua inclusão no ensino superior.