O Governo do Estado da Bahia lançou o edital Bahia Literária, que disponibiliza um investimento histórico de R$ 24,3 milhões para fomentar eventos literários em todo o estado. As inscrições para propostas estão abertas até o dia 31 de agosto, oferecendo uma oportunidade sem precedentes para agentes culturais, microempreendedores individuais (MEI) e coletivos, com ou sem fins lucrativos, que atuem no setor artístico e educacional.
Com o intuito de promover a literatura além das páginas dos livros, o edital contempla até 81 propostas em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, com um valor máximo de até R$ 300 mil por projeto. Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e comprovar uma atuação no campo cultural ou educacional na Bahia nos últimos dois anos.
O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, enfatizou que o edital é um incentivo à participação civil e que a fundação oferecerá suporte aos proponentes, independentemente de sua experiência prévia na realização de eventos. As propostas poderão ser executadas até o final de 2025, permitindo que os candidatos busquem recursos complementares de outras instituições.
Além disso, as iniciativas aprovadas serão avaliadas por uma comissão composta por servidores da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura e representantes da sociedade civil. O foco principal está na formação e inclusão dos estudantes da rede pública, que serão os principais beneficiados dos eventos promovidos.
Com o intuito de ampliar a participação dos jovens, serão disponibilizados vales-livro, que permitirão que os estudantes retirem obras gratuitamente em eventos literários, prática já bem-sucedida em outras feiras literárias no estado. O edital também visa colocar a Bahia em destaque no turismo literário, promovendo um movimento que cresceu consideravelmente no último ano com a realização de mais de 100 feiras literárias.
Todas as diretrizes e informações adicionais sobre o edital Bahia Literária estão acessíveis para consulta.