A montadora chinesa BYD, que iniciou suas operações na Bahia no ano passado com a abertura de sua primeira concessionária em Salvador, já se destaca no mercado local, liderando as vendas de veículos elétricos. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os modelos BYD Dolphin e Dolphin Mini ocupam as duas primeiras posições entre os carros elétricos mais vendidos no estado em 2024.
O BYD Dolphin se destacou ao emplacar 326 unidades, enquanto o Dolphin Mini seguiu de perto com 308 vendas. O terceiro lugar é ocupado pelo GWM Ora 03, que registrou 119 unidades vendidas. Em um cenário onde marcas chinesas dominam o mercado de elétricos, o Peugeot E-2008, de origem não asiática, aparece distante com apenas 16 emplacamentos.
Além de seus veículos totalmente elétricos, a BYD também se destaca no segmento híbrido com o modelo Song, que teve 245 unidades vendidas. A liderança nesse setor, no entanto, continua com a Toyota, que apresenta o Corolla como o híbrido mais comercializado, seguido do Haval H6, da GWM.
Para atender à crescente demanda, a BYD está ampliando sua rede de concessionárias, já contando com quatro lojas em Salvador e outras duas localizadas nas cidades de Camaçari e Lauro de Freitas.
Atualmente, todos os veículos comercializados pela BYD no Brasil são importados, mas a montadora planeja iniciar a operação de sua fábrica em Camaçari em 2025. A expectativa é que a empresa receba os benefícios fiscais anteriormente concedidos à Ford, que operava na mesma planta.
Esses incentivos foram parte de um acordo estabelecido entre a BYD e os governos federal e estadual, visando facilitar a instalação da montadora no Brasil. Um parecer favorável à concessão dos benefícios já foi elaborado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e está em processo de avaliação pela Receita Federal.
Durante um evento em Salvador, o porta-voz da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, criticou a resistência de parlamentares das regiões Sul e Sudeste em relação aos benefícios fiscais que apoiam o desenvolvimento industrial em outras partes do país. Baldy enfatizou a luta histórica para descentralizar a indústria, que atualmente é fortemente concentrada no Sudeste. A conclusão do acordo para a aquisição da planta da Ford pela BYD ocorreu em dezembro de 2023.