Cleilson Dantas de Sales, conhecido como “Mamão”, foi morto em um confronto com a polícia na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, na última quinta-feira, 15. As forças de segurança envolvidas na operação incluíram policiais de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
O indivíduo era investigado por sua participação em uma série de roubos a bancos em estados como Maranhão, Pernambuco e Paraíba, com um histórico criminal extenso. A primeira vez que “Mamão” ganhou notoriedade foi em 2013, quando foi preso em posse de uma metralhadora calibre ponto 50, uma arma de uso militar. Na ocasião, ele e outros cinco membros de sua quadrilha foram encontrados na rodovia Alça Viária, no Pará, após assaltos em cidades da região.
Naquele período, o grupo era conhecido pelo método de ataque a instituições financeiras, frequentemente utilizando a tática de “vapor”, onde os criminosos cercam a cidade e atacam os órgãos de segurança. Mamão foi detido novamente em 2014, desta vez em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
A morte do criminoso ocorre em um contexto de intensificação das operações policias contra organizações envolvidas em atividades ilícitas.