A Bahia está se preparando para um grande esquema de segurança que mobilizará mais de 1.200 agentes durante o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ocorrerá neste domingo, 18. O evento, que será realizado simultaneamente em todos os estados brasileiros, visa preencher cargos na administração federal.
O plano de segurança, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), abrange 18 cidades do estado e inclui a instalação de mais de duas mil câmeras de monitoramento, das quais 418 são equipadas com tecnologia de reconhecimento facial. O objetivo é garantir a segurança nos 272 locais onde as provas serão aplicadas.
Durante o concurso, a Polícia Militar (PM) ficará responsável pela segurança das provas, além de realizar a escolta dos materiais antes e depois da aplicação. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição, atuando conforme a demanda, enquanto a Polícia Civil concentrará esforços em ações de inteligência para prevenir e reprimir fraudes.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), será ativado às 6h do dia do concurso. Ele contará com a participação de 22 órgãos, incluindo as polícias federal e rodoviária, além de representantes de várias secretarias e instituições educacionais, que monitorarão as ocorrências em tempo real, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no evento.