O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, na última quinta-feira, 22, a posse de Herman Benjamim como novo presidente do tribunal, ao lado do vice-presidente Luís Felipe Salomão. A cerimônia, que marca o início do mandato de dois anos, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Herman Benjamim, que sucede Maria Theresa de Assis Moura, enfatizou em seu discurso a importância da inclusão social e ambiental no Judiciário, destacando a necessidade de aumentar a representação de mulheres, negros e minorias em posições de destaque. “Manifesto também uma ponta de preocupação. A aflição pelo pequeno número de mulheres, afro-brasileiros e minorias nas instâncias mais elevadas do Judiciário brasileiro, a começar pelo próprio STJ”, afirmou.
Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, Benjamim é membro do STJ desde 2006 e é reconhecido por sua atuação nas áreas de direito ambiental e do consumidor. Um dos momentos marcantes de sua carreira ocorreu em 2017, quando foi relator do julgamento sobre a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, sendo voto vencido.
O vice-presidente Luís Felipe Salomão, que se juntou ao STJ em 2008, tem uma trajetória no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e contribuiu para a criação de leis que promovem a arbitragem e mediação de conflitos no Brasil. Ele também esteve envolvido na elaboração de um anteprojeto de reforma do Código Civil, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.