O governo da Bahia, sob a liderança de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou um investimento de R$ 4,2 milhões para a manutenção e limpeza da Lagoa Grande, localizada em Feira de Santana. A empresa MJF Serviços Técnicos Ltda. foi selecionada como a vencedora da licitação, devendo assinar o contrato nos próximos dias.
Os serviços contratados incluirão não apenas a limpeza, mas também a conservação e manutenção da lagoa, além do fornecimento de mão de obra e materiais necessários para a execução do projeto. O resultado da licitação foi oficializado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), José Trindade (PSB), no dia 23 de setembro.
A Lagoa Grande, que já foi uma importante fonte de abastecimento de água na cidade entre 1957 e 1970, sofreu degradação ao longo dos anos devido à ocupação desordenada em seu entorno e à falta de esgotamento sanitário. Entretanto, a situação começou a melhorar nas últimas duas décadas, graças a intervenções do governo estadual, incluindo um processo de requalificação iniciado em 2007, que envolveu o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Desde 2017, a Conder vem se dedicando à manutenção da Lagoa Grande, transformando-a em um espaço de lazer para os moradores da região. Com o término do último contrato de serviços, a Companhia deu início a um novo processo de licitação, que agora resulta na continuidade das melhorias no local.