Polícia desarticula esquema de roubo de Nafta no Porto de Aratu com PCC e BDM envolvidos
Na madrugada de terça-feira, 27 de agosto de 2024, uma operação do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), em colaboração com a 20ª Delegacia Territorial de Candeias e a Coordenação de Operações (COP), resultou na desarticulação de uma rede de roubo de Nafta, um produto derivado do petróleo. Durante a ação, três indivíduos foram presos na BR-523, onde transportavam 126 mil litros de Nafta em caminhões-tanques.
As investigações indicam que o desvio de Nafta ocorria há aproximadamente um ano e meio e envolvia um esquema de grande escala. Entre os detidos está Kleber Herculano de Jesus, conhecido como “Charutinho”, que foi preso na semana anterior e identificado como um dos líderes do esquema. Ele é suspeito de administrar uma cooperativa em Caroba, Candeias, onde gerenciava operações irregulares relacionadas ao Porto de Aratu.
De acordo com o Diretor do Depom, Delegado Arthur Gallas, existem indícios de que o local do crime é utilizado em conjunto entre a associação criminosa e narcotraficantes para o envio de drogas ao exterior. O PCC e o BDM estão envolvidos nessa parceria.
Operação
Os membros da organização criminosa pagavam cerca de R$ 250 mil aos responsáveis pelos navios para retirar a Nafta em alto-mar, utilizando uma balsa clandestina. O produto era transportado para um galpão em Caroba e, em seguida, enviado a armazéns em Camaçari e Dias d’Ávila.