Na manhã desta quarta-feira, 28, Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como ‘Averaldinho’ do Calabar, foi transferido para a unidade prisional de segurança máxima de Serrinha. Ele é considerado uma das principais lideranças criminosas do estado, com fortes vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
A transferência de ‘Averaldinho’ ocorreu a pedido do Ministério Público, após uma operação realizada em maio no Conjunto Penal Masculino de Salvador, onde foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de dois chips de celular em sua cela. A Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador determinou essa mudança para o Regime Disciplinar Diferenciado.
Investigações revelaram que, mesmo preso, ‘Averaldinho’ continuava a comandar o tráfico de drogas em bairros como Calabar e Alto das Pombas. Seu grupo também estaria envolvido em crimes contra o patrimônio na orla de Salvador, utilizando comparsas em liberdade para executar os delitos. A “Operação Comando”, que levou à transferência, foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público da Bahia.