O Brasil se destaca como um dos principais destinos para o turismo LGBTQIAPN+, representando entre 10% a 15% do mercado global, o que equivale a um faturamento anual entre R$ 20 bilhões e R$ 35 bilhões. Em entrevista à Folha de São Paulo, Leandro Aragonez, diretor global de parcerias da IGLTA, revelou que esse segmento movimenta mais que o Grupo Pão de Açúcar, mesmo diante de altos índices de homofobia e violência contra a comunidade.
A IGLTA, a maior liga de promoção de turismo e negócios LGBTQ+ do mundo, tem promovido políticas de inclusão em locais como Pipa (RN), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Aragonez destacou que a Embratur está colaborando para fortalecer esses destinos, que já possuem políticas inclusivas.
O turismo LGBTQ+ cresce cerca de 7,6% ao ano, representando de 10% a 20% do turismo global, que movimenta cerca de US$ 1 trilhão anualmente. Este público possui uma média de gastos superior à dos demais turistas, optando por hospedagens em redes conhecidas por suas políticas inclusivas, como Hilton e Hyatt.