A suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), gerou ampla repercussão na imprensa internacional. A decisão é vista como um marco na luta contra a desinformação nas redes sociais.
O The New York Times destacou os desafios enfrentados por Elon Musk, proprietário da plataforma, afirmando que “ele encontrou um desafio formidável no juiz Moraes”.
O The Washington Post criticou Musk, mencionando que ele arriscou a presença da rede social no Brasil ao apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornal alertou que “Musk está arriscando um dos maiores mercados do X para defender Jair Bolsonaro e seus apoiadores”, que disseminaram informações falsas durante as eleições de 2022.
O francês Le Monde caracterizou Moraes como um importante obstáculo para a extrema-direita no Brasil, afirmando que a decisão não era inesperada e que “vem sendo preparada há meses”. O jornal ressaltou que Moraes está à frente de investigações sobre Bolsonaro e seus aliados, focando na propagação de informações falsas.
Por fim, o britânico The Guardian relatou que Musk perdeu o controle do X e que Moraes havia dado um prazo de 24 horas para que representantes da plataforma se apresentassem no Brasil, culminando na suspensão da rede por descumprimento.