Henry Saints discute desafios e recepção como mangaká em Salvador
No domingo, 1º de setembro de 2024, Henry Saints, um mangaká soteropolitano, se apresentou no palco Mirai da 16ª Bon Odori, realizada no Parque de Exposições de Salvador. Durante o evento, ele conversou com o Portal A TARDE sobre as dificuldades enfrentadas por autores de mangás na capital baiana.
Saints, criador de ‘Elemental Kings’, destacou a falta de eventos como o Festival da Cultura Japonesa de Salvador e o Annipolitan como um grande obstáculo. “O único local para a gente poder comercializar são os eventos e aqui [em Salvador], tem poucos, infelizmente”, disse.
Ele também mencionou que esses eventos são cruciais para autores menos conhecidos. “A gente tem que ir para outros estados para conseguir ter o retorno do trabalho que a gente faz por anos”, afirmou.
Apesar das adversidades, Henry elogiou a recepção do público, que superou suas expectativas. “As pessoas dizem: ‘cara, é você que faz isso? eu vou comprar, vou apoiar’”, compartilhou. Ele celebrou o sucesso de vendas em edições passadas e afirmou que este ano foi particularmente positivo.
Além da escassez de eventos, ele expressou a necessidade de um Artists’ Valley maior e mais oportunidades para que outros artistas se destaquem. “Seria bom se tivesse mais eventos para vender mais e ficar mais conhecido também”, concluiu.
Henry começou sua jornada como mangaká em 2007, mas foi em 2014 que venceu seu primeiro concurso em São Paulo, o que lhe trouxe a visibilidade necessária para sua carreira.