O Brasil, atualmente em quarto lugar no ranking de medalhas das Paralímpicas de Paris 2024, tem a chance de conquistar uma medalha de bronze inédito no tênis em cadeira de rodas. Nesta quarta-feira, 4 de setembro, a dupla brasileira formada por Leandro Pena e Ymanitu Silva competirá às 7h, enfrentando os sul-africanos Donald Ramphadi e Lucas Sithole.
Leandro Pena, de 34 anos, está participando dos Jogos Paralímpicos pela primeira vez. Por outro lado, Ymanitu Silva, que já participou das edições de 2016 no Rio de Janeiro e 2021 em Tóquio, busca sua terceira medalha. Ele também tem experiência em torneios Grand Slam, onde disputou três finais.
A dupla brasileira poderia ter avançado à final do torneio na categoria Quad, mas foi derrotada pelos britânicos Andy Lapthorne e Gregory Slade, que venceram a partida por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 7-6.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição no quadro de medalhas, com um total de 48 medalhas, sendo 14 de ouro, 11 de prata e 23 de bronze, ficando atrás apenas da China, Grã-Bretanha e Estados Unidos.