A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 5, operações em Salvador e Feira de Santana, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros e medicamentos provenientes do Paraguai.
A operação em Salvador, intitulada “Fumo Ilegal”, visa desarticular uma organização criminosa dedicada ao contrabando de cigarros. Esta ação é um desdobramento de investigações que se iniciaram em 2020, quando três pessoas foram presas e 70 mil maços de cigarros foram apreendidos.
Atualmente, a polícia está cumprindo seis mandados de busca e apreensão, com a participação de 34 policiais federais. Os suspeitos identificados deverão ser indiciados por associação criminosa e contrabando.
Em Feira de Santana, a nova fase da “Operação Rota Guarani” também foi executada, focando no contrabando de cigarros e medicamentos. Esta fase é um desdobramento de uma operação iniciada em junho de 2023, que revelou fornecedores e revendedores de produtos ilegais na região.
Na cidade, cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, assim como ordens de bloqueio de valores em contas bancárias. Os envolvidos poderão ser indiciados por contrabando e falsificação de medicamentos, com penas variando conforme a gravidade dos crimes.