Os deputados federais Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) firmaram uma aliança para concorrer à presidência da Câmara dos Deputados. A formalização ocorreu em uma reunião na noite de segunda-feira, 9, que contou com a presença dos ministros Celso Sabino e Juscelino Filho.
Os deputados compartilharam em suas redes sociais a mensagem: “Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe”, enfatizando a importância do diálogo e do entendimento na construção do Brasil.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a estratégia envolve manter as duas candidaturas, com a possibilidade de um acordo posterior. O apoio mútuo poderá ocorrer somente em um segundo turno, se necessário.
A aliança busca reduzir o favoritismo de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sucessão de Arthur Lira. Elmar, que era visto como favorito para receber o apoio de Lira, agora enfrenta desafios com a ascensão de Motta, que é considerado aceitável tanto para os aliados de Lula quanto para os de Bolsonaro.