Nesta quinta-feira, 13, o Promotor de Justiça Luiz Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), apresentou os quatro pilares fundamentais de sua atuação no combate ao crime organizado durante o Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção, que ocorre de 11 a 13 de setembro no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.
Pilares da Atuação
Os pilares discutidos foram:
- O sistema prisional
- O combate às milícias
- A asfixia patrimonial das organizações
- O enfrentamento aos grupos de extermínio
Luiz Neto enfatizou que a segurança pública requer uma abordagem focada nesses elementos. Ele destacou a importância do combate às milícias armadas como uma defesa da democracia, ressaltando que, embora a Bahia não enfrente a mesma gravidade que o Rio de Janeiro, é vital agir estrategicamente.
Desarticulação Financeira e Ações Conjuntas
O coordenador também abordou a importância da asfixia financeira das organizações criminosas, alinhando-se às diretrizes internacionais. Ele mencionou a colaboração do GAECO com a Força Correcional Integrada e a Secretaria de Segurança Pública no combate a grupos de extermínio.
Operação Premium Mandatum
A operação Premium Mandatum foi citada como um exemplo de sucesso, resultando na remoção de 35 integrantes de facções, incluindo líderes, do presídio de Juazeiro. A retirada dessas lideranças teve um impacto positivo na redução da violência em Feira de Santana.