Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de uma carga com 1.100 aves silvestres na BR-116, em Jequié, nesta segunda-feira, 12. A ação ocorreu no Km-677, onde os policiais abordaram dois veículos e notaram a presença de gaiolas e equipamentos para captura de aves em um deles.
Durante a inspeção no segundo carro, foram encontradas aproximadamente 25 gaiolas com aves de várias espécies, como canário-da-terra e papa-capim. O motorista de um dos veículos revelou que adquiriu os animais no interior de Goiás, com destino à cidade de Caruaru (PE), onde pretendia vendê-los. O condutor do outro carro confirmou que estava fazendo o mesmo trajeto.
Os envolvidos foram autuados com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por violar o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que proíbe a captura e comercialização de animais silvestres sem autorização. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para os cuidados adequados.