O jovem escritor Vini Souza, de apenas 10 anos, está apresentando seu primeiro livro, intitulado “Supercães”, na Bienal Internacional de São Paulo, um dos eventos literários mais importantes do Brasil. A Bienal teve início no dia 6 e prossegue até o próximo domingo, 15, quando ocorrerá a participação do aluno.
Escrito durante a pandemia, o livro é exibido no Espaço Infâncias, que é dedicado à literatura infantil. A obra faz parte do stand do projeto Leve Adiante Literatura, que apoia crianças e autores independentes em todo o Brasil.
Bárbara Louise Carvalho, mãe de Vini, ressaltou a importância do incentivo à leitura e ao contato com a literatura desde a infância. “Fizemos leitura compartilhada quando ele já tinha condição de segurar um livro”, comentou.
As editoras Amarelinha Editora e Editora Amarela informaram que 24 escritores mirins, com idades entre 8 e 16 anos, estão envolvidos no projeto. A inspiração de Vini veio de um cachorro que ganhou durante a pandemia, levando-o a criar uma narrativa onde o animal possui superpoderes. Após o lançamento do livro, ele teve a oportunidade de expô-lo em diversos eventos, incluindo a Bienal da Bahia e a Flipelô de 2023.