No Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção, realizado na manhã de sexta-feira, 13, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), abordou a questão do controle de armas e seu impacto no combate à criminalidade.
Dino enfatizou que a ampliação do número de armas disponíveis na sociedade facilita o acesso a elas por grupos criminosos. “As armas precisam estar nas mãos certas”, destacou, ressaltando que, em muitos casos, o enfrentamento à criminalidade requer o uso da força.
O ministro também mencionou uma operação que desmantelou uma grande rede de tráfico internacional de armas na Bahia, que envolvia armas do leste europeu e lavagem de dinheiro em empresas nos Estados Unidos. “É crucial garantir que as armas não cheguem nas mãos erradas”, afirmou.
Além disso, Dino ressaltou a importância de descapitalizar as organizações criminosas, que se tornaram bilionárias. Ele concluiu que operações de apreensão são fundamentais para combater não apenas o tráfico de armas, mas também o crime em geral.