O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) inaugurou a exposição “Vila Velha, por Exemplo: 60 Anos de um Teatro do Brasil” nesta sexta-feira, 13. A mostra retrata a trajetória do Teatro Vila Velha, apresentando sua história desde a construção até os dias atuais, por meio de uma coleção de fotos, vídeos e fragmentos de obras teatrais.
A visitação é gratuita e está disponível de terça a domingo, das 10h às 18h, até 8 de dezembro. A exposição ocupa o salão principal do MAM e possui um conceito aberto, organizado em torno de uma espiral fixada no teto, que sugere uma linha do tempo. Na entrada, uma placa convida os visitantes a “seguir o fluxo da espiral do tempo, se quiser”.
Marcelo Lemos, diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), enfatiza a importância do Teatro Vila Velha, descrevendo-o como “a pia batismal dos artistas”. Ele destaca a interconexão da história do teatro com a do MAM, ambos fundados na década de 60, e a relevância da exposição para inspirar novas gerações de artistas.