Na manhã desta sexta-feira (13), foi lançada a 11ª edição da Operação Safra, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Base Avançada do Graer em Barreiras. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, produtores rurais e membros da imprensa.
Durante a cerimônia, um convênio foi assinado entre a Polícia Militar da Bahia, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A operação, com duração de seis meses, tem como objetivo aumentar a segurança nas áreas rurais e urbanas dos dez principais municípios do oeste baiano, que se destacam na produção de grãos e fibras.
Municípios Beneficiados
- Barreiras
- Luís Eduardo Magalhães
- São Desidério
- Formosa do Rio Preto
- Cocos
- Correntina
- Baianópolis
- Jaborandi
- Riachão das Neves
- Santa Maria da Vitória
O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, ressaltou a importância da parceria e a contribuição dos produtores, que disponibilizarão oito caminhonetes para auxiliar no deslocamento das equipes policiais.
Nos últimos dez anos, a Operação Safra resultou em mais de 94 mil abordagens, 37 mil veículos fiscalizados, 198 prisões em flagrante e 317 armas apreendidas, contribuindo para a diminuição de assaltos na região. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, anunciou que nesta edição, o efetivo policial será reforçado em 44 homens por semana, com um investimento superior a 2 milhões de reais.
Além do policiamento, a operação contará com o apoio da Adab no controle fitossanitário e fiscalização de produtos agrícolas. O diretor geral da Adab, Paulo Menezes, destacou a colaboração entre as instituições para o sucesso da operação.