A influenciadora e advogada Deolane Bezerra, de 36 anos, foi detida sob a suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro relacionado a jogos de azar, incluindo o jogo do bicho. Antes de sua prisão, Deolane promoveu campanhas publicitárias para empresas sob investigação, como a Edscap, que comercializa títulos de capitalização em parceria com a Apae Brasil.
A Edscap, dirigida por Darwin Henrique da Silva, é acusada de movimentar dinheiro oriundo de apostas ilegais. Deolane utilizou suas plataformas sociais para divulgar rifas de prêmios valiosos, como automóveis de luxo, organizadas pela Edscap. A investigação revelou que a Apae recebia recursos da Edscap, repassando uma parte para a influenciadora.
Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) levantaram questões sobre transações financeiras entre a Apae e a empresa de Deolane. Embora a influenciadora tenha afirmado não ser proprietária dos bens rifados, o registro da Land Rover Discovery, sorteada em 2023, mostrava que o veículo estava em seu nome.
Apesar de ter apresentado algumas notas fiscais para justificar os pagamentos da Apae, muitas delas estavam canceladas, e Deolane não forneceu os contratos de publicidade requisitados pela investigação. A polícia continua a examinar as provas para esclarecer o grau de envolvimento de Deolane no esquema.