A Bahia está ampliando sua oferta turística, destacando o afroturismo, roteiros rurais e a gastronomia local, além da observação de animais em seu habitat natural. Esses atrativos estão se tornando cada vez mais relevantes, contribuindo para o crescimento das Atividades Características de Turismo (ACTs) no estado, que possui 1.300 km de costa e diversas opções de turismo, incluindo eventos culturais e esportes radicais.
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), 21,5% dos turistas que viajaram para lazer em 2023 escolheram cultura e gastronomia, um aumento em relação aos 16% do ano anterior. O sol e a praia ainda são a preferência de 46,2% dos entrevistados, seguidos pelo ecoturismo e turismo de aventura.
A pesquisa revelou que 97% das viagens de turismo em 2023 ocorreram dentro do Brasil, com 20,4 milhões de viajantes e uma injeção de R$ 20 bilhões na economia nacional. Na Bahia, essa tendência é refletida em uma variedade de ofertas, especialmente no interior, onde novos roteiros atraem visitantes de regiões próximas.
Iguaí, parte da Zona Turística Caminhos do Sudoeste, é famosa por suas cachoeiras e iniciativas de preservação ambiental. O empresário Nelo Ferrari Sobrinho, que possui um hotel fazenda na região, destaca a vocação do município para o turismo rural e ecológico, além de eventos esportivos que atraem visitantes.