Nos anos 2000, os flash mobs tornaram-se populares nos Estados Unidos, reunindo pessoas em ações coletivas previamente organizadas. Alana Falcão, que em 2020 defendeu sua dissertação de mestrado em dança intitulada “Ensaios para desaparecer”, investigou a relevância dessas manifestações na coreografia social, questionando sua continuidade ao longo do tempo. Embora o fenômeno dos flash mobs não seja mais seu foco principal, a ideia de desaparecimento continua a influenciar seu trabalho artístico.
O novo espetáculo de Alana, intitulado “Cavalas”, será apresentado na Sala do Coro do Teatro Castro Alves nos dias 23 e 24 de outubro. Nesta colaboração com a artista Ana Brandão, o duo utiliza movimentos equinos para explorar questões de identidade e as dinâmicas de poder e subserviência. Alana enfatiza que a performance provoca reflexões sobre amizade e rivalidade, assim como no projeto anterior, “Livro das Envultações”, que reflete sobre a perda de narrativas pessoais.
O espetáculo também dialoga com a crítica cultural e as interseções entre a dança e o digital, um tema que se tornou ainda mais relevante durante o isolamento da pandemia. Os ingressos para “Cavalas” estão disponíveis por R$ 30.