A NASA lançou, no dia 14 de outubro de 2024, a sonda Europa Clipper com destino à lua Europa, uma das dezenas de satélites de Júpiter, para investigar sua capacidade de abrigar vida.
Acoplada a um foguete SpaceX Falcon Heavy, a sonda chegará em abril de 2030, com a principal missão de entender as condições que tornam Europa um candidato à vida, já que abaixo de sua superfície está um oceano de água líquida.
Durante uma coletiva pré-lançamento, Gina DiBraccio enfatizou que Europa é um dos lugares mais intrigantes para a astrobiologia, apesar da missão não ser focada em encontrar vida diretamente. O chefe da equipe científica, Curt Niebur, ressaltou que, ao contrário de Marte, que poderia ter sido habitável, Europa pode ainda ser.
Com a maior sonda interplanetária já construída pela NASA, medindo 30 metros com os painéis solares abertos, a missão contempla 49 sobrevoos a uma altura de 25 quilômetros da superfície de Europa em um período de quatro anos.
O investimento na missão é considerado significativo devido aos dados que poderá fornecer sobre a habitabilidade em outros sistemas solares.