Na manhã de hoje, 16, os bairros de São Gonçalo do Retiro e Bairro da Paz, em Salvador, estão sem atendimento de transporte coletivo. Essa é a terceira manhã consecutiva em que os serviços estão paralisados, conforme informou a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O bloqueio teve início na segunda-feira, 14, e ainda não há previsão para o retorno das operações.
Na noite de ontem, um ônibus foi incendiado em um protesto em resposta à morte de um homem conhecido como “Cebola”, que era apontado pela polícia como envolvido em atividades criminosas. As linhas afetadas incluem a 1057 (Est. Mussurunga x Bairro da Paz) e a 1070 (Est. Mussurunga x Piatã/Bairro da Paz), que estão desviando por rotas alternativas. Em São Gonçalo, a linha 1118 voltará ao terminal Acesso Norte após a rotatória do Cabeção, sem acessar o bairro.
A situação de tensão aumentou após a morte de Lucas Alves da Silva, de 19 anos, que faleceu em uma operação da Polícia Civil na Baixinha de Santo Antônio, gerando protestos por parte dos moradores.
A Semob informou que a suspensão do serviço continuará até que haja segurança suficiente para reiniciar as operações. A Polícia Militar está sendo consultada sobre a situação atual na área.