No início da próxima semana, o Comitê Gestor de Segurança Viária da Bahia realizará sua reunião inaugural, com a missão de reduzir em ao menos 5% o número de mortes no trânsito até 2025. Essa meta, parte de um esforço mais amplo para cortar as fatalidades em 50% até 2030, será discutida entre um grupo composto por secretários de até nove pastas e autoridades do trânsito, que elegerão um presidente e traçarão estratégias iniciais.
Uma das principais prioridades dessa primeira reunião é a formação de um Comitê Executivo, encarregado de revisar projetos, propor novas ações e otimizar a coleta de dados sobre acidentes. “Pretendemos implantar um núcleo focado em investigar as causas dos acidentes e sugerir ações baseadas em dados confiáveis,” explicou Mag Gramacho.
Urgência na ação
O comitê, criado pelo decreto nº 23.116/2024, busca ser uma inovação entre os estados brasileiros. Composto por secretários de áreas como Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Educação, e contando com a colaboração de órgãos como o Detran-BA e a Polícia Rodoviária Federal, seu papel inclui a coordenação e a aceleração das políticas públicas voltadas à segurança viária.
A urgência dessa intervenção torna-se evidente pelos dados do Detran-BA, que registrou um total de 4.375 acidentes no estado, 1.673 dos quais em Salvador. Embora haja uma ligeira redução em relação a 2023, quando ocorreram 4.507 acidentes, ainda assim, os índices são preocupantes, com uma queda de 2,9% em geral e 17,6% especificamente na capital.
“A reunião inaugural tem como objetivo definir o presidente do comitê e delinear um plano de ação urgente para a segurança viária. Estaremos presentes, junto com o Detran e as demais autoridades, para apresentar a situação atual e as propostas a serem implementadas,” afirmou Mag Gramacho.
Ação interdepartamental
Rodrigo Pimentel, diretor do Detran-BA, ressaltou que o comitê planeja uma atuação cooperativa. “O Detran tem uma obrigação importante na redução de acidentes e esse comitê proporcionará uma ação colaborativa entre as várias áreas de intervenção, como Educação e Saúde,” comentou.
O Detran-BA será fundamental na implementação das ações estabelecidas pelo comitê, utilizando sua experiência na gestão de veículos e condutores para contribuir sistematicamente na redução de índices relacionados a acidentes, em conformidade com as diretrizes do Penatrans.
Elaboração de políticas públicas
O lançamento da Política de Segurança Viária será um dos passos fundamentais do comitê. Mag Gramacho explicou que “a política, que já passou por uma consulta pública e foi concluída, orientará as ações futuras. Iremos realizar uma identificação de áreas críticas seguindo o lançamento da política.”
A expectativa é de que a nova Política de Segurança Viária do Estado da Bahia seja implementada já em janeiro de 2025. “É uma iniciativa sem precedentes na Bahia e estamos otimistas que conseguiremos lançá-la antes do prazo final de março,” disse Mag Gramacho. A importância da inclusão de mais municípios no gerenciamento do trânsito também será uma prioridade. Atualmente, apenas 74 cidades estão conectadas ao Sistema Nacional de Trânsito, o que delimita o alcance das políticas de segurança. “Devemos expandir essa integração, pois isso é um passo necessário para melhorar a segurança viária,” declarou Mag Gramacho.