Na tarde de quinta-feira, 17, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), anunciou que a ampliação do metrô para o Campo Grande contará com financiamento do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) confirmaram o apoio necessário.
“Estamos na fase de elaboração do projeto e assegurando os recursos necessários, que foram confirmados como parte do Transferegov. Com o apoio do governo federal, podemos avançar nas obras do novo PAC na modalidade subterrânea”, explicou a secretária.
Além disso, Jusmari anunciou que os estudos para a extensão do VLT nas áreas da Ribeira e Mapele estão em andamento, embora esses projetos ainda estejam em estágios iniciais. A previsão é que os trens do trajeto atual, que estão em manutenção em Hortolândia (SP), retornem a Salvador entre julho e setembro de 2025, quando a obra do VLT do Subúrbio já estiver em andamento.
“Já iniciamos a montagem da parte fixa do VLT em Salvador. A previsão é que os trens voltem para os testes em julho e setembro de 2025 e estamos criando um novo traçado para a ampliação do comércio, que incluirá a Ribeira”, afirmou Jusmari. A aprovação para começar a elaboração dos projetos do VLT para a Ribeira e Mapele deve ser concedida na próxima semana.