A plataforma Não Me Perturbe permite que os usuários bloqueiem chamadas de telemarketing em seus celulares. Este serviço é uma iniciativa das operadoras de telecomunicações, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O sistema é eficaz para impedir chamadas provenientes de empresas de telefonia, provedores de internet, TV por assinatura, e bancos que realizam ofertas por telefone. O cadastro pode ser feito tanto via computador quanto através de um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS.
Após registrar seu número, este é inserido na Lista Nacional de Não Perturbe, que identifica os números que não devem ser contatados por telemarketing. Os usuários podem escolher quais operadoras e instituições desejam bloquear, podendo optar por todas ou selecionar individualmente. O bloqueio efetivo acontece em até 30 dias após a solicitação.
É importante ressaltar que ligações que não envolvem ofertas de produtos e serviços, como confirmações de dados ou cobranças, continuarão sendo recebidas, conforme informado pela Anatel. Caso haja ligações indesejadas de empresas não listadas, o usuário pode bloqueá-las manualmente em seu celular.
Os consumidores também têm a opção de reportar problemas caso as empresas desrespeitem o bloqueio, preenchendo um formulário; a operadora tem o prazo de cinco dias úteis para responder.
Operadoras e instituições que podem ser bloqueadas incluem:
- Algar
- Claro
- Oi
- Tim
- Vivo
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa
- Itaú
- Entre outras.
Para se cadastrar no Não Me Perturbe:
- Acesse o site Não Me Perturbe.
- Preencha seus dados: nome, CPF, e-mail e crie uma senha.
- Após entrar no sistema, escolha a opção para realizar um novo bloqueio.
- Informe o seu número e selecione as operadoras que deseja bloquear.
- Confirme a solicitação e aguarde a efetivação do bloqueio.