Na próxima quarta-feira, 23, às 9h (horário local) e 10h (horário de Brasília), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai lançar a Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica em Washington, durante sua viagem oficial. Este lançamento se destaca como parte crucial da agenda do ministro, que também anunciará financiamentos para projetos de combate às mudanças climáticas.
A viagem de Haddad, que ocorre de terça-feira, 22, até quinta-feira, 24, contará com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Eles participarão das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Durante esse período, ocorrerá também a quarta reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20.
Como presidente do G20 até 30 de novembro, o Brasil se prepara para a reunião de cúpula marcada para novembro no Rio de Janeiro. Haddad irá presidir uma mesa de discussão do FMI sobre a dívida global soberana e terá um encontro biliteral com Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, para discutir o Fundo Internacional para a Preservação de Florestas.
Ainda na data de lançamento da plataforma, o ministro se reunirá com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, além de ter encontros fechados com o FMI e o Banco Mundial.