O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou hoje, 20, para a cidade de Kazan, na Rússia, onde irá participar da primeira cúpula de líderes do Brics após a expansão do bloco, que inclui países com economias emergentes. O evento começará na terça-feira, 22, e a agenda de Lula inclui uma cerimônia de recepção organizada pelo anfitrião, o presidente russo Vladimir Putin.
Putin, que não participou da cúpula anterior realizada na África do Sul devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional relacionado a crimes de guerra na Ucrânia, voltará a se encontrar com líderes mundiais. Um dos objetivos principais de Lula durante esta cúpula é conseguir apoio dos governos da Rússia e da China para a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
A reunião dos líderes do Brics se estenderá até quinta-feira, 24. No dia seguinte, estão previstas discussões sobre cooperação política e financeira e a situação no Oriente Médio, entre outros assuntos, envolvendo todos os dez países integrantes do bloco. O último dia contará com a presença também de países e organizações convidados.